top of page
Foto do escritorFábio Fornazi

Qual seu tipo de Panela?


Panelas


Independente do momento, seja para morar sozinho, casar, renovar ou trocar nosso jogo de panelas, são utensílios que além de serem extremamente úteis, fazem parte da nossa rotina.


Elas devem ser escolhidas com cuidado, pois além de preservar ou prejudicar nossa saúde, tem que ser levada em conta a nossa maneira de cozinhar, sua praticidade e aparência.


São muitos os tipos disponíveis, muitos materiais, tamanhos e muitos detalhes para serem levados em conta na escolha do conjunto de panelas ideal para nossa casa.


Vou usar minha experiência como cozinheiro e ajudar você com algumas dicas para que possa fazer a melhor escolha e que esteja de acordo com sua maneira de cozinhar.


Por exemplo, se você gosta de colocar as coisas no fogão e fazer outras atividades, enquanto os alimentos vão cozinhando, não posso te recomendar uma panela de inox.


Toda panela tem sua própria dinâmica e ela tem que combinar com quem está cozinhando. As panelas de inox armazenam muito calor e tem que ser “pilotadas” com o controle da chama ou da indução.


Agora uma panela de barro, tem uma dinâmica mais lenta, ela toma temperatura e você diminui o fogo e ela cozinha os alimentos devagar, com um calor uniforme.


A seguir a lista dos tipos e as dicas para que você entenda como cada uma se comporta durante o cozimento dos alimentos.


Panelas de Alumínio


Com certeza são as mais utilizadas, pois combinam vários fatores que contribuem para sua escolha. O preço é com certeza o mais atrativo desses fatores, são mais acessíveis que os demais materiais.


São panelas leves de fácil manuseio e que esquentam rapidamente, facilitando o preparo rotineiro de refeições.


A desvantagem é que com o tempo e as sucessivas lavagens com abrasivos, o alumínio começa a contaminar a comida, a se soltar no alimento podendo provocar alguns problemas de saúde.


A dica para diminuir esta contaminação é evitar arear as panelas em seu interior, quando escuras, a liberação de material diminui

consideravelmente.



Panelas de Inox


São muito duráveis e bonitas, distribuem bem o calor, dependendo da espessura do fundo da panela, aquecem rápido e mantêm muito bem o calor.


São mais caras que as panelas de alumínio e algumas outras que vamos falar aqui, mas a durabilidade e facilidade de limpeza, compensa o investimento.


Tem o aspecto que citei antes de ser uma panela que precisa ser pilotada, pois sendo excelente condutora de calor, a temperatura precisa ser sempre controlada, para não queimar os alimentos.


Por conter níquel em sua composição, pode haver a liberação de material nos alimentos, mas essa informação não é confirmada pelos órgãos de controle, confirmando sua toxicidade.


Panelas de Ferro


Uma das minhas preferidas e das mais saudáveis, conseguem reter o calor dos alimentos e promove um cozimento uniforme tanto em alta, como baixa temperatura.


Tem ainda a vantagem de poder ir ao forno, para finalizar preparações, como grandes pedaços de carnes ou ensopados que são terminados como assados, como por exemplo o cassoulet.


Trás benefícios à saúde, pois a liberação de material durante o cozimento dos alimentos, ajuda a combater a anemia.


A desvantagem é que exigem um cuidado para não enferrujar, devendo ser lavadas, secas ao fogo e untadas com uma fina camada de óleo. Devido ao peso também podem ser de difícil manuseio.


Panelas de Vidro


São as melhores para nossa saúde, como o vidro é um material neutro, não há transferência de material e nem reação com os alimentos.


Conservam o calor por mais tempo, além de proporcionar a visão do cozimento dos alimentos, não grudam e são fáceis de lavar.


A desvantagem fica por conta do peso, que dificulta o manuseio, além da demora para aquecer, sendo necessário um pouco de prática para se acostumar com a dinâmica.


Panelas Antiaderentes


Famosas pela praticidade, pois exigem a utilização do mínimo de gordura, o que nos dias de hoje é um fator muito importante para os consumidores em geral.


Elas aquecem rapidamente e são indicadas a preparação de alimentos leves como omeletes, frangos e peixes. São muito fáceis de limpar e manusear.


A contrapartida é que com o decorrer do tempo o material antiaderente tende a soltar-se nos alimentos e quando isso começar a ocorrer a panela ou frigideira deve ser descartada imediatamente.


Para dar maior durabilidade a esse tipo de panela, utilize materiais que não risquem o material antiaderente como, silicone, bambu ou madeira.


Panelas de Barro


Panelas que nos remetem aos fogões à lenha e a alimentos preparados nas fazendas e no campo, de maneira lenta e apurada. Retém muito bem o calor e são indicadas para ensopados.


São praticamente artesanais e tem um padrão aproximado nas formas, mas isso não é exatamente um problema.


A desvantagem fica por conta da dificuldade da limpeza e dos cuidados para armazená-las, pois podem quebrar ou lascar com certa facilidade.





Panela de Cerâmica


São antiaderentes, fáceis de limpar, manusear e conservam muito bem o calor. Mas são caras e frágeis, requerem cuidado no uso porque quebram com facilidade.


Uma dica, se você tem panelas de cerâmica antigas, de antes dos anos 80, você deve descartá-las, pois elas podem liberar chumbo ou cádmio nos alimentos.


Panelas Gourmet


São sem dúvida as mais bonitas, coloridas de vários tamanhos e formas. Com uma qualidade que corresponde aos preços dessas panelas especiais, são uma ótima aquisição para sua cozinha.


Tem um design diferenciado e novos formatos são lançados periodicamente, podem ser de ferro ou cerâmica. Muitos chefs e apresentadores famosos estão lançando suas linhas.


Para montar o seu conjunto de panelas, lembre das dicas e escolha o tipo e os tamanhos que você precisa, para cozinhar para poucas pessoas ou muitas pessoas, tente ter uma para cada tipo de função.


Espero que você tenha gostado das informações que encontrou por aqui.


Grande Abraço!


Chef Fábio Fornazi



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page