top of page
Foto do escritorFábio Fornazi

Café - Paixão Brasileira

O que você vai ler neste artigo:

  • O que é o café

  • Produção

  • Cafeterias Especiais



Origem


O que falar do hábito mais querido dos brasileiros e de uma série de fãs, um costume que tem como características um bom bate papo, boa companhia ou o aconchego de uma bebida quente, sozinho mesmo.


Pois é, o assunto é vasto e com certeza gera uma boa conversa.


O Brasil foi durante muito tempo o maior produtor de café do mundo, mas como essa planta chegou por aqui e porquê se deu tão bem entre nós?


O café tem origem na Etiópia e começou a ser cultivado na Arábia, chegando na Europa somente no século XIV e foi chamado de “vinho árabe”.


No início do seu cultivo, chamou a atenção por causa dos efeitos revigorantes e estimulantes dos seus frutos, que afastam o sono e alegram o espírito.


Uma das lendas a respeito do descobrimento das propriedades do café, conta que um pastor observou a vivacidade de seus carneiros, após se alimentarem das folhas do cafeeiro.


O café foi torrado para ser transformado em bebida pela primeira vez na Pérsia, anteriormente era uma infusão dos frutos ou ainda, os africanos faziam uma pasta para alimentar seus rebanhos.


A Expansão para a Europa


A primeira loja de café que se tem notícia foi aberta em Constantinopla, beneficiando-se da expansão do Islã e da era dos descobrimentos, com o aumento significativo de negócios entre os continentes.


Chegou a Europa, mas somente no ano de 1652, foi aberta a primeira loja ocidental de café na Inglaterra, seguida pela Itália e vinte anos depois a França, onde pela primeira vez adicionou-se açúcar à bebida.


A peregrinação do café pelo mundo deve muito a Companhia das Índias Ocidentais, que chegou ao Novo Mundo, através de seu dinamismo no comércio marítimo.


Após todas essas experimentações e evoluções em seu preparo, a bebida já era considerada um grande commodity, para os países produtores, transformando-se numa grande oportunidade de investimentos.

Chegada no Brasil


Foi assim que chegou ao Brasil, trazidas pelo governador do estado do Pará, as primeiras mudas da planta para serem plantadas na região nordeste do país.


Rapidamente e de forma orgânica foi adaptando-se às melhores regiões para seu cultivo, deixando Belém, Maranhão e Bahia, por não terem sido as melhores escolhas para o plantio.


Mudando-se para o Rio de Janeiro, na região Sudeste, desenvolveu-se tanto, que foi a maior fonte de receitas para o país, durante muitas décadas, a partir de 1850.


Na década seguinte o Brasil era responsável por 60% da produção mundial de café e o Rio de Janeiro por 90% da produção brasileira.


Antes considerado um produto de luxo, teve seus preços derrubados no mundo, devido a produção carioca, popularizando definitivamente a bebida.


No início do século XX, a produção paulista e mineira começa a superar a do Rio de Janeiro e isso traz resultados políticos e econômicos percebidos até hoje.




Política e Café


São Paulo transforma-se num dos estados mais ricos da federação e juntamente com Minas Gerais, transformam fazendeiros em presidentes, durante a política do Café com Leite.


Mas as coisas mudaram muito, com os blends de novos tipos de café, no Brasil é proibido a importação de café verde, o país perde muito em competitividade, pois produz pouca variedade do fruto.


É natural hoje as empresas agregarem valor aos seus produtos fazendo uma mistura de diversos grãos e procedências, criando um produto único e consequentemente de maior valor.


Os produtores mais antenados e atentos às tendências do consumo pelo mundo, já fazem suas próprias produções de diferentes grãos especiais, para acompanhar o mercado.


Não é difícil hoje encontrarmos lojas de café ou cafeterias que além de terem seus próprios blends, promovem sua própria torrefação e vendem verdadeiros pacotes de sabor.


E para se conseguir chegar nesse produto com tanta qualidade, o que é necessário?


Produção


Como foi dito anteriormente, no Brasil não existe a importação de grãos verdes de café. Para melhorar a qualidade dos grãos é necessária a potencialização das propriedades das plantas e grãos.


Para isso diversos passos devem ser observados, muito empenho para transformar e alcançar resultados que se traduzam numa xícara de muito sabor.


Fase 1


1- Produção da planta, tipo do café, arábica no caso brasileiro, é o grão que possui o melhor sabor e aroma.

2- Plantas bem nutridas e saudáveis, com capacidade de utilizar a luz do Sol, para desenvolver açúcares, óleos e demais substâncias que compõem o sabor final do fruto.


3- Localização geográfica, no caso da arábica, por volta de 800 metros acima do nível do mar, diminuindo o metabolismo das plantas e proporcionando melhor desenvolvimento aos frutos.


Fase 2


1- Colheita, feita no momento correto, observando a uniformidade dos frutos, sem diferenças entre verdes e maduros, evitando gostos adstringentes (verdes) ou fermentados (muito maduros).


2- Secagem, os frutos são colocados em terreiros para que cheguem a 11% de umidade, quanto mais uniforme e natural seja esse processo, mais encorpado e marcante será o sabor da bebida.


3- Armazenamento, para um café diferenciado, deverá ser observado um armazenamento em sacos de juta que permitem o fluxo de ar entre os grãos, onde ficam guardados por até 18 meses.


Fase 3


1- Torra, pode ser clara, média ou escura, no caso dos cafés especiais, opta-se por torras claras ou médias para destacar a qualidade dos grãos, sem precisar disfarçar defeitos dos grãos com torras mais escuras.


2- Empacotamento, deve ser realizado à vácuo ou com válvulas

italianas, preservando a qualidade do café e preferencialmente em embalagens de pouca quantidade, para o rápido consumo após aberto.


3- Preparo, esta parte em geral fica por conta do consumidor, pode-se optar pelo coador, pelas máquinas de espresso, café turco ou pelos filtros de papel.


Cada um tem suas preferências e não faltam argumentos de qual método é o melhor para melhorar o sabor da bebida.


Espero que você tenha gostado das informações que leu aqui. Para receber mais artigos como este, diretamente no seu e-mail, preencha nossa newsletter e tenha acesso imediato ao nosso conteúdo.


Grande Abraço!



Fábio Fornazi

Chef Consultor


jun/21









3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page