O que torna um drink famoso?
Quando imaginamos os drinks, com seus copos em formatos diferentes, suas decorações diferentes, associamos naturalmente a viagens e bons momentos passados com família e amigos.
Na beira da piscina de hotéis, nas casas badaladas das grandes cidades, são consumidos com muito glamour por seus apreciadores.
Mas a pergunta é: o que faz um drink famoso, tão famoso ao ponto de atravessar fronteiras, oceanos e ser requisitado do outro lado do mundo?
Para não fugirmos do clichê, é claro que quem os divulga faz muita diferença. Se um ator, uma atriz, um influencer gostarem de determinada mistura e forem vistos seguidamente os bebericando, com certeza seus fãs e seguidores, vão pelo menos experimentá-la.
Um exemplo clássico e muito famoso, é o Dry Martini, o drink preferido do espião inglês 007, James Bond. O drink é repetidamente revivido pelos novos filmes da série.
São muitas as preferências, podem ser regionais, por tipos de bebidas, vodka, gin ou rum, tamanha também são as possibilidades de escolha.
Hoje vamos contar algumas curiosidades a respeito dessas famosas bebidas que despertam o imaginário das pessoas que gostam de aproveitar o bom da vida.
Lista dos Drinks Mais Famosos do Mundo
Aqui uma lista com os principais drinks do mundo e seus principais componentes, vamos aos top 20:
1) Old Fashioned - Bourbon, açúcar, bitters
2) Negroni - Bitter Italiano, vermute tinto doce, gin
3) Manhattan - Bourbon ou Rye, vermute tinto doce
4) Daiquiri - Rum, suco de limão, açúcar
5) Dry Martini - Gin, vermute seco e azeitona
6) WhiskeySour - Bourbon, suco de limão siciliano, açúcar, claras
7) Margarita - Tequila, licor de laranja (Triple-sec), limão
8) Sazerac - Rye ou Bourbon ou Cognac, açúcar, absinto, Bitters Peychaud´s
9) Moscow Mule - Vodka, ginger ale ou ginger beer, suco de limão
10) Mojito - Rum, suco de limão, hortelã, açúcar, club soda ou água com gás
11) Bloody Mary - Vodka, suco de tomate, suco de limão, molho inglês, pimentas e temperos
12) Dark ’n’ Stormy - Rum, ginger ale ou ginger beer, suco de limão
13) Mai Tai - Rum, suco de limão, xarope de amêndoas (orgeat), licor de laranja
14) Pisco Sour - Suco de limão siciliano, açúcar, clara de ovo e bitters
15) French 75 - Gin ou Cognac, suco de limão siciliano, açúcar, Champanhe
17) Gin Fizz - Gin, suco de limão siciliano, açúcar, água com gás
18) Aviation - Gin, suco de limão siciliano, licor de cereja Maraschino, licor de violeta
19) Aperol Spritz - Aperol, prospecto, água com gás
20) Rum Old Fashioned - Rum, açúcar, bitters
Como foram criados alguns Drinks
Mojito - Ernest Hemingway um dos maiores apreciadores deste drink, ajudou a divulgar a história, não há comprovação, de que a bebida foi criada por um almirante inglês, Francis Drake, o primeiro europeu a chegar às ilhas do Pacífico e misturar rum ao hortelã. O boato era contado em Havana e nunca foi desmentido e corroborada pelo escritor, virou um sucesso.
Manhattan - Bebida nova iorquina, muito elegante, dizem, foi criada em recepção ao candidato à presidência americana, Samuel J. Tilden, num coquetel oferecido por ninguém menos que a mãe de Winston Churchill, Lady Randolph Churchill. Há também a história de outro entusiasta famoso do drink, o gangster Al Capone.
Daiquiri - outro cubano, que leva o nome de uma praia próxima a Santiago de Cuba. A história é que foi criado por engenheiros americanos que frequentavam o bar Vênus, em 1905. Feito de rum, suco de limão ou morango e açúcar, o Daiquiri ganhou muitos fãs e se tornou praticamente obrigatório em praticamente todos os bares do mundo.
Margarita - Com uma receita simples, este clássico mexicano divide opiniões quanto a sua criação, alguns defendem que a criação foi de Margarita Sames, socialyte que recebia a elite de Hollywood em sua casa, em Acapulco. Outra linha afirma que o coquetel foi criado em homenagem a Rita Hayworth, cujo nome verdadeiro era Margarita.
Caipirinha - Criada em Piracicaba, interior de São Paulo, como remédio contendo em sua composição alho e mel e posteriormente a troca do mel por açúcar e a retirada do alho da receita. Ainda existem algumas outras versões, mas pela região e os componentes da receita, esta deve ser a mais próxima da realidade. A verdade é que virou paixão nacional e hoje é conhecida no mundo todo.
Quais os drinks mais pedidos
Anualmente é editada uma lista controversa dos drinks mais vendidos e mais famosos do mundo, quem figura na lista, fica feliz e honrado, quem fica de fora reclama que a publicação não reflete a verdade do mercado.
A relação é publicada na revista especializada “Drinks International” da editora William Reed, em forma de ranking, que também cita bares ao redor do mundo, revela tendências do mercado de bebidas e serviços.
Como a publicação é inglesa, não tem o respaldo dos americanos, que são, sem sombra de dúvida, o maior mercado de consumo de bebidas do mundo.
Polêmicas à parte, se considerarmos os três primeiros lugares do ranking, que é considerado pelo volume de vendas, veremos que os famosos continuam imbatíveis.
Na relação do ano passado os três primeiros:
1- Old Fashioned
2- Negroni
3- Daiquiri
Seguidos por Dry Martini, Margarita, Expresso Martini, Whiskey Sour, Manhattan, Aperol Spritz e Mojito.
Você pode perceber que apesar de toda discussão, os famosos
continuam desbancando a concorrência.
Para informação, nossa caipirinha ocupou o 41* lugar da lista, já esteve entre os dez primeiros, mas o preço da cachaça no exterior e a diversificação das frutas em sua composição, fizeram nosso drink perder postos em sua colocação.
Acredito que tudo que faça um drink ficar realmente famoso, é o conjunto de tudo o que falamos por aqui. Mas a preferência popular de mantê-los por tanto tempo nos primeiros lugares de qualquer ranking, é muito mais que isso.
Talvez a qualidade e a criatividade de seus criadores, para torná-los tão desejados, juntamente com o bom gosto de suas apresentações e receitas, aliada a uma boa dose de sorte, os mantêm no topo e pelo jeito vão ficar por lá por mais algum tempo.
Grande Abraço e Saúde!
Chef Fábio Fornazi.
コメント